Audiência pública discute renovação do contrato com a Sabesp

Aconteceu na noite desta segunda-feira (11), na Câmara de Poá, audiência pública em que foi discutida a renovação do contrato de concessão do serviço de água e esgoto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Foi uma reunião importante e que contou com a participação do prefeito Gian Lopes, do superintendente da Sabesp, Márcio Gonçalves de Oliveira, secretários municipais, vereadores, representantes de diferentes órgãos e entidades e população.

“Foi uma reunião produtiva, já que trata-se de um contrato importante com plano de investimentos no serviço de saneamento básico que beneficiará toda a população. A participação dos munícipes na atividade foi de suma importância e agradeço a presença de todos”, comentou o prefeito Gian Lopes.

Para renovação do contrato as discussões durante a audiência pública foram divididas em três etapas: técnica, por meio da nomeação de grupo de trabalho especializado em conjunto com a Sabesp; jurídica, com a participação de Wagner da Mota Mendonça (Sabesp) e Guido Pullice Boni (Prefeitura); e apresentação comercial.

A gerente de Departamento na Sabesp, Elis Regina Jesus, apresentou durante a audiência pública a estrutura institucional da companhia, o Plano de Investimentos e Metas e a rede de abastecimento e produção de água. “O Plano de Investimentos para os próximos 30 anos totaliza R$ 161,338 milhões, que serão aplicados desde a produção integrada de água e no sistema integrado de esgotamento sanitário”, disse. Ela acrescentou que dentre as principais obras na cidade está a de coleta e tratamento de esgoto da Bacia TL23 que ligará o Kemel à ETE São Miguel, na capital. “Chegaremos a quase 100% de tratamento de esgoto”, completou.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Elias El Ghossain, demonstrou por meio de um pré-estudo diversas planilhas comparativas entre a municipalização e o plano de contrato oferecido pela Sabesp, mostrando que a melhor opção era a renovação, de acordo com a visão técnica, jurídica e comercial. “Também teve a revisão jurídica do contrato de renovação analisada e discutida pelo Departamento Jurídico da Sabesp, representado por Wagner da Mota Mendonça e pelo nosso procurador Guido Pullice Boni”.

Foto: Flávio Aquino/Secom Poá