Avaliações da Frente de Trabalho têm início

As secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, iniciaram nesta segunda-feira (21) o processo de avaliação com Assistente Social dos inscritos no Programa de Combate ao Desemprego e Incentivo à Qualificação Profissional, conhecido como Frente de Trabalho. Foi organizada uma “força tarefa” para atender os candidatos que estão comparecendo aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A avaliação no CRAS pode ser feita dentro do prazo de validade da inscrição, que é de 24 meses (até 12/05/2019).

“A procura está positiva e nossa previsão é de fazer 30 avaliações com Assistente Social por dia, em cada CRAS. Ou seja, as pessoas que não forem avaliadas de imediato serão agendadas para participar deste processo o quanto antes. Certamente a procura será maior nestes primeiros dias, porém, é preciso reforçar que as pessoas podem ir a um Centro de Referência até maio de 2019, já que a validade da inscrição é de dois anos”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves.

Mais de 7.300 pessoas realizaram inscrições na Frente de Trabalho. O principal critério de seleção será a situação de vulnerabilidade social do candidato e a administração municipal realizará contratações de acordo com a necessidade e disponibilidade financeira. A Prefeitura de Poá publicou em abril o decreto regulamentando a lei municipal nº 3.623 do Programa de Combate ao Desemprego e Incentivo à Qualificação Profissional. Segundo o documento, é permitida a ocupação de trabalhadores desempregados, com salários de R$ 802,85, auxílio cesta básica de até R$ 135,00 e seguro de acidentes pessoais.

Além da ocupação e renda, a Frente de Trabalho oferece cursos de qualificação profissional para os participantes. A jornada de atividade no programa é de 40 horas semanais, sendo 35 horas de trabalho e cinco horas de qualificação profissional, que é obrigatória. Como a inscrição no programa vale por dois anos, o prazo de permanência do inscrito aumenta a possibilidade do mesmo ser chamado.

Veja o CRAS de referência de acordo com o bairro:

CRAS SÃO JOSE CRAS CIDADE KEMEL CRAS CALMON VIANA CRAS VILA JAÚ
Rua Águas de São Pedro, 411

Rua Vitor Barbosa Guisar, 179

Av. Getúlio Vargas, 955

4638-2050

Rua Gerônimo de Mazieiro, s/nº

Cambiri Cidade Kemel Biritiba Centro (Relógio)
Jardim Beatriz Conj. Res Bela Vista Calmon Viana Chácara Bela Vista
Jardim Débora Jardim America Centro (Prefeitura) Conjunto Alvorada