“Caminhada da Saúde” em Poá incentiva a prática de exercícios físicos

645

Iniciativa conta com a participação de nutricionistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros na orientação de um grupo de 80 pessoas

Incentivar a prática de exercícios físicos regulares e agir na prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida da população. Esse é o objetivo do projeto “Caminhada da Saúde”, realizado todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 7 horas, na Unidade Básica de Saúde Wellington Lopes, no Jardim América. Aproximadamente 80 pessoas têm participado da iniciativa, que conta com o acompanhamento de nutricionistas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

“É uma iniciativa muito importante, um projeto que vem de encontro com nossa proposta de melhorar e humanizar o atendimento nas unidades de Saúde. Estamos vivendo um momento de transformação para disponibilizar Saúde para todos em Poá”, comentou o secretário de Saúde, Greg Iassia Dias.

Segundo o coordenador do projeto e assistente social, Jair dos Santos Chagas, o “Caminhada da Saúde” nasceu com o objetivo de incentivar as pessoas atendidas pela UBS Wellington Lopes e que residem nas proximidades do local a realizar uma atividade física. “A caminhada é uma alternativa para a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes. Além de estimular o bem estar, a prática acaba com o sedentarismo, que afeta grande parte da população”, comentou.

Chagas acrescentou que toda pessoa que passa a fazer parte do projeto passa por uma série de checagens, entre elas é verificado pressão arterial, peso e os níveis de glicemia (açúcar) no sangue. “Depois disso, essa pessoa será acompanhada pela equipe multiprofissional do projeto ‘Caminhada da Saúde’, que vai monitorar os avanços na qualidade de vida por meio da prática da atividade física”.

O assistente social ainda acrescentou que profissionais voluntários têm aderido ao projeto, na parte de orientação, e a meta é aumentar o grupo de participantes. “Não há limite de idade para participar das atividades. Quem quiser fazer parte do grupo deve apenas procurar a Unidade Básica de Saúde Wellington Lopes”.

Foto: Jair dos Santos Chagas/Divulgação

você pode gostar também Mais do autor