GCM realiza operações de combate ao crime

Prefeitura de Poá está realizando um trabalho com a GCM e também com as polícias Civil e Militar para melhorar a Segurança em Poá

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá está realizando operações de combate à criminalidade em diversos bairros da cidade. No final da tarde de hoje (5) aconteceu ações na Vila Varela e na noite de ontem (4) em Calmon Viana. As atividades tiveram como objetivo o patrulhamento preventivo e trabalhos com bloqueios e saturação (rondas nos bairros) que contou com quatro viaturas da GCM.

No último dia 30 de março foi realizada também pela Guarda Civil Municipal ações de prevenção contra a criminalidade, com atividades nos bairros Cidade Kemel, Jardim Antônio Picosse e Jardim Dulce.

Além das ações da GCM, o prefeito Gian Lopes tem mantido uma relação próxima com a coronel e comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12), Mônica Dias Ferreira e com o delegado-seccional da Polícia Civil de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha, na busca por alternativas para aumentar a segurança na cidade. “Temos um compromisso de trazer segurança para Poá e estamos trabalhando diariamente por isso, sem descanso”, comentou o prefeito.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol, estão sendo realizados na cidade tanto pelas polícias Civil e Militar quanto pela GCM bloqueios nas entradas e saídas da cidade, nas divisas com outros municípios e ainda o trabalho de equipes em diversos bairros e vias. “O intuito é abordar suspeitos e aumentar a sensação de segurança. As operações devem continuar de forma que o cidadão de bem se sinta protegido”, disse.

Delegacia eletrônica
A Prefeitura de Poá também deu início ao atendimento de “Delegacia Eletrônica” na base da Guarda Civil Municipal, no Jardim Nova Poá (Avenida Adutora, 390) e na Secretaria de Segurança Urbana (rua Monteiro Lobato, 170, na Vila Júlia), com registro de Boletim de Ocorrência.

“Tal atendimento visa prestar auxílio à população no registro de ocorrências (exceto furto e roubo de residência e estabelecimento comercial), diminuindo a demanda no Distrito Policial e minimizando a subnotificação de ocorrências, indicador este utilizado pelo Estado na distribuição de efetivo policial e no direcionamento de forças policiais regionais”, explicou Xiol.

A instalação do serviço de Delegacia Eletrônica foi uma determinação do prefeito Gian Lopes, no final de janeiro, após reunião com moradores do Jardim Nova Poá na 2ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar (PM).

“Estamos realizando um trabalho para melhorar a Segurança em Poá. Além da questão do serviço de Delegacia Eletrônica, entre as medidas que serão colocadas em prática estão o início da Atividade Delegada, convocação de novos Guardas Civis Municipais (GCMs), implantação do Centro de Segurança Integrada (CSI) e instalação de barreiras eletrônicas”, reforçou o prefeito Gian Lopes.

Foto: Julien Pereira/Secom Poá