Gian Lopes tem reunião com David Uip para manter atendimento no Hospital Guido Guida

O prefeito de Poá, Gian Lopes, terá uma reunião nesta sexta-feira (4) com o secretário estadual de Saúde, David Uip. Na atividade ele apresentará a situação difícil pela qual passa a cidade que corre o risco de fechar o Hospital Municipal Guido Guida, devido ao corte no repasse do Imposto sobre Serviço (ISS) à Prefeitura. No encontro o chefe do Executivo vai fazer um panorama geral da unidade e apresentar alternativas para que os serviços sejam mantidos com auxílio do Governo do Estado. O deputado estadual André do Prado e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, também acompanharão a agenda.

“Teremos um corte muito grande no orçamento deixando de receber mais de 40% daquilo que prevíamos este ano. É impossível manter os serviços com a mesma situação com esta redução de recursos. É neste momento que precisamos do apoio do Governo do Estado”, afirmou Gian Lopes, reforçando todo o empenho da administração para reduzir ao máximo os gastos públicos a fim de que possa continuar os projetos e os trabalhos em andamento, entretanto, a manutenção dos serviços e atendimentos no hospital é o maior desafio.

A unidade conta com 24 leitos e atende, por ano, em média, 150 mil pessoas, sendo que 35% do público atendido são de outras cidades da região como: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano e até de moradores do extremo leste da Capital.

Para o deputado André do Prado, a manutenção dos serviços do hospital é fundamental para a população poaense e da região, uma vez que, presta atendimento de urgência e emergência e pediátrico as cidades vizinhas. “É um momento muito delicado que o prefeito Gian Lopes e toda sua equipe estão enfrentando, após a redução no repasse do ISS. Todos estão empenhados para realizar o corte de gastos e minimizar ao máximo este impacto à população”.

Trabalho
Na última quarta-feira (2), o prefeito Gian Lopes, ao lado do deputado André do Prado, apresentaram ao secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, a proposta de mudança interna a fim de manter o Hospital Guido Guida em funcionamento. O secretário de Saúde, Marquinhos Indaiá e o diretor do Centro Hospitalar, Walter Guinger e o subsecretário de Relacionamento com os Municípios, Murilo Macedo, acompanharam a audiência.

O secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, reafirmou o compromisso de ajudar Poá a enfrentar este momento delicado e difícil da cidade. “Uma das decisões do governador Geraldo Alckmin foi a liberação do Fumefi para Poá. Nesta sexta-feira, na reunião com o secretário David Uip, é o momento de verificar se é possível fazer remanejamentos para ajudar o município”, disse Samuel Moreira.

Foto: Julien Pereira/Secom Poá