Mutirão da Saúde registra 4.001 atendimentos

232

 

O 1º Megamutirão da Saúde de Poá, realizado neste domingo (21), registrou 4.001 atendimentos. A ação foi realizada das 7h às 17 horas e foram oferecidas consultas médicas nas áreas de ginecologia, pediatria e clínica geral, além de atendimentos odontológicos e exames de ultrassom transvaginal e de mama.

Participaram da ação as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Wellington Lopes, Tito Fuga, José Pereta, Vereador Farid Domingues – CSII e São José. Segundo a Secretaria de Saúde, o mutirão visou diminuir a demanda reprimida e reduzir a fila de espera para agendamento de consultas e exames (ultrassom de mama e transvaginal). Foram atendidos pacientes já agendados anteriormente.

No entanto, também foi disponibilizado atendimento por demanda livre em diferentes especialidades. De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, foram 345 atendimentos de ginecologista; 721 de clínico geral; 196 pediatra; 381 de dentista; 1.163 de enfermagem; 677 farmácia; 215 de teste rápido; 277 de ultrassom; 21 de vacina contra gripe; e cinco doações de animais.

Neste domingo também aconteceu uma grande ação global na escola municipal Solange de Jesus Martins, na Vila Varela, que contou com clínica médica, cardiologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, dentista, oftalmologista, massagem chinesa, corte de cabelo, orientação jurídica, acupuntura, entre outros. Essa atividade foi comandada pelo Tzu chi no Brasil e registrou 600 atendimentos.

“Encontramos o setor de Saúde de Poá como uma grande demanda e uma série de problemas e desafios, porém, na minha administração, melhorar esta área é uma prioridade. Estamos trabalhando em diversas frentes para voltar a oferecer um serviço digno para que a população tenha assegurado o seu direito de ser atendida com qualidade e principalmente humanização”, reforçou o prefeito Gian Lopes.

O secretário-adjunto da Saúde, Almir Tavares, acrescentou que dos atendimentos odontológicos, 12 pacientes do Jardim América receberam encaminhamento para colocação de próteses e dos testes reagentes (Hepatite C), dois tiveram resultados positivos. “Podemos ainda ressaltar que os números do 1º Megamutirão da Saúde podem ser mais impactantes, já que na Odontologia, por exemplo, foram 381 atendimentos, no entanto foram 1.150 procedimentos realizados”.

Trabalho na Saúde
Poá tem registrado grandes avanços na Saúde. A nova gestão conseguiu zerar a fila de exames da mamografia, diminuiu a fila de espera para realização dos exames de ultrassonografia em 50% e aumentou o atendimento na Neurologia.

Há alguns dias, o prefeito já havia entregado dois novos serviços no Hospital Municipal Guido Guida: a sala de ultrassonografia e uma Brinquedoteca. Em abril, a unidade de saúde também voltou a oferecer exames de raio-x, após ficar meses com o aparelho quebrado, devido a débitos deixamos pela antiga gestão.

Preocupada com a segurança e com o bom atendimento à população, a Prefeitura de Poá, por meio das secretarias de Saúde e de Segurança, implantou sistema de monitoramento com 24 câmeras nas seis Unidades de Saúde Família (USF) do município, localizadas nos bairros do Jardim Julieta, Vila Júlia, Vila Varela, Jardim São José e Jardim Ivonete.

E em fevereiro, a Secretaria de Saúde implantou pesquisa de satisfação nas USFs. Agora, o paciente que procura por atendimento pode avaliar diversos quesitos, criticar e apresentar sugestões. Os dados são registrados em totens eletrônicos e informações com a avaliação são enviadas diretamente para o gabinete do prefeito e para Secretaria de Saúde.

você pode gostar também Mais do autor