Poá realiza campanha para busca de novos casos de Tuberculose

584

 

Teve início nesta segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 20 em Poá a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Novos Casos de Tuberculose. Esta campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, alertando para os sinais e sintomas e estimulando a coleta de escarro para exames dos sintomáticos. Durante este período o Serviço de Assistência Especializada (SAE), em parceria com a Rede Básica de Saúde, estará entregando material informativo e realizando exames durante o período de expediente, além de outras ações.

Segundo a enfermeira responsável pelo Programa de Tuberculose /SAE Poá, Renata Yeda Araujo, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. “A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença”, comentou.

Tuberculose
É uma doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de, bacilíferas. Sendo uma doença curável, desde que sejam obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa (associação medicamentosa adequada, doses corretas e uso por tempo suficiente).

Na tuberculose pulmonar, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado. Há outros sinais e sintomas, além da tosse que podem estar presentes, tais como febre à tarde, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Estes também observados na tuberculose extrapulmonar.

A tuberculose tem tratamento gratuito em Poá no SAE (Rua Fernando Pinheiro Franco, 260 – Centro).

Foto: Julien Pereira/Secom Poá

você pode gostar também Mais do autor