Poá realiza evento para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

109

A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho de Poá e o Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) realizaram nesta sexta-feira (29) o “Dia D” – Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, na Praça da Bíblia, com atendimento exclusivo para esse público. A ação fez parte da programação nacional comandada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Dia D buscou promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS no mercado formal de trabalho e fortalecer as políticas da empregabilidade. A intenção do evento na Praça da Bíblia foi possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Massa, a administração municipal está correndo atrás de ações e projetos que ajudem o poaense. “Oferecer novas oportunidades é nosso grande objetivo aqui”, explicou.

Durante todo o dia as pessoas puderam atualizar o cadastro junto ao Ministério do Trabalho, auxiliando assim na busca por uma oportunidade de emprego e assegurando seus direitos. A atividade contou ainda com a participação de empregadores, com a disponibilização de vagas, orientação jurídica, elaboração de currículo, entre outros.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza 27.440 vagas para pessoas com deficiência (PcDs). Deste total, 66,38% são voltadas para deficiências múltiplas (18.213), 7.712 para deficientes físicos, 1.170 para aqueles com alguma dificuldade auditiva e 300 para deficientes visuais.

O artigo 93 da Lei 8.213/91, conhecida como “Lei de Cotas”, estabelece que as empresas com 100 ou mais empregados devem reservar um percentual de 2 a 5% de seus cargos para pessoas com deficiência e/ou reabilitados pelo INSS.

você pode gostar também Mais do autor