Poá realiza imunização contra a Febre Amarela na Vila Varela nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira (7), na Rua Alfredo Maurício Varela (esquina com a Rua Osvaldo Teixeira), na Vila Varela, ação de reforço da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. O atendimento será das 9 às 15 horas. A Secretaria de Saúde Poá iniciou no dia 22 de novembro de 2017 a intensificação na imunização contra a doença e aproximadamente 69 mil pessoas já foram vacinadas. Nenhum caso foi registrado na cidade.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, comentou que é preciso reforçar os cuidados contra a doença. “As pessoas poderão nesta quarta comparecer a este ponto de vacinação e se imunizar. Podem tomar a dose munícipes a partir dos nove meses de idade, no entanto a vacinanão é recomendada para pessoas que estão com baixa imunidade. Para quem esteve doente, depende de avaliação médica”.

A diretora técnica da Vigilância em Saúde de Poá, Fabiani Ferri, explicou que para se vacinar o munícipe precisará apresentar comprovante de endereço e documento de identificação. Ainda segundo ela, quem não puder comparecer esta quarta-feira à Vila Varela, poderá se imunizar de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas, na UBS Tito Fuga (Calmon Viana), UBS Vereador Farid Domingues – CSII (Centro), UBS Wellington Lopes (Jardim América) e UBS Dr. Cypriano Monaco (Nova Poá). “É muito importante não ter pânico. Não há desde 1942, febre amarela urbana, a febre amarela é silvestre e qualquer dúvida em relação à doença as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone (11) 4639-9121”.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

Foto: Flávio Aquino/Secom Poá