Prefeito Gian Lopes e Fumefi assinam certificação que possibilita liberação de recursos para piscinão

O prefeito de Poá, Gian Lopes, o deputado estadual André do Prado e o secretário executivo do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), Widerson Tadeu Anzelotti, assinaram na manhã de hoje (6) a Certificação de Interesse Metropolitano às obras do reservatório de contenção de enchentes (piscinão), em fase de construção na cidade, que receberão um repasse de R$ 4,2 milhões. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, secretários municipais e vereadores, também acompanharam a reunião.

“Agradeço o Governo do Estado e o deputado André do Prado, que não tem medido esforços para ajudar a cidade de Poá. Estes recursos chegam em momento oportuno e serão utilizados na conclusão da primeira fase das obras do piscinão. Certamente o governador Geraldo Alckmin está olhando para Poá com um olhar diferenciado, pois sabe das nossas necessidades”, comentou o prefeito Gian Lopes.

Segundo o deputado estadual André do Prado, o secretário executivo Widerson Tadeu Anzelotti é um grande parceiro há muitos anos e o governador Geraldo Alckmin está muito sensível ao momento difícil que Poá está enfrentando, devido a mudança da lei do ISS (Imposto Sobre Serviços). “Prova disto é a confirmação de uma fase que vencemos na luta para concluir as obras do piscinão. O Widerson trouxe uma informação muito positiva e fico muito feliz de participar de todo este processo e poder contribuir de alguma forma com esta obra tão importante”.

De acordo com o secretário executivo do Fumefi, Widerson Tadeu Anzelotti, mais uma etapa importante foi cumprida para viabilizar a liberação do repasse de R$ 4,2 milhões para conclusão da primeira fase das obras do piscinão. “O governador Geraldo Alckmin e o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, estão acompanhando esta questão de perto e mandaram um grande abraço ao prefeito e a cidade de Poá, e reforço que estamos à disposição para auxiliar o município”, disse.

Agora a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Obras, vai entregar o projeto executivo do piscinão no Fumefi e aguardará os procedimentos técnicos e administrativos do órgão para que o dinheiro seja liberado. O piscinão tem 14 metros de profundidade e capacidade de armazenar até 160 milhões de litros.

O reservatório contará com sete bombas para a drenagem, sendo que seis delas são de alta capacidade, com vazão de 500 litros por segundo, e uma de menor potência para auxílio na retirada da água acumulada abaixo de meio metro de profundidade.

O combate às enchentes em Poá tem sido uma grande preocupação do prefeito Gian Lopes. “Estamos trabalhando muito desde janeiro para que a população de Poá não sofra mais. E a entrega do Piscinão é crucial para evitarmos o registro de enchentes e alagamentos na cidade. No entanto, também fizemos um grande trabalho na cidade com as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e felizmente neste ano não registramos nenhum problema grave no município”, concluiu o prefeito.

Foto: Julien Pereira/Secom Poá