Reunião debate Segurança em Poá

Durante a reunião foram discutidos pontos e ações necessárias para serem tomadas na cidade

As medidas que vêm sendo colocadas em prática para melhoria da Segurança em Poá foram apresentadas na tarde desta quarta-feira (22), durante reunião na Câmara de Vereadores. A atividade foi convocada pela Comissão de Segurança Pública e presidida pelo vereador Francisco Paulo Garcez, o Sargento Garcez, que contou com o apoio dos membros Mario de Oliveira, o Marinho do Jornal e Marcilio Duarth. O evento registrou ainda a participação do secretário de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol, do delegado seccional-assistente, Julio Vaz, do delegado titular do Distrito Policial (DP) de Poá, Renato de Almeida Barros, além de parlamentares da Casa de Leis e membros da sociedade civil organizada.

Durante a reunião foram discutidos pontos e ações necessárias para serem tomadas em melhoria da segurança. Os delegados ressaltaram ações que têm sido realizadas na cidade e trabalhos para identificação e prisão de criminosos.  “Nos últimos dias foram presos cerca de 100 suspeitos, entre eles acusados de tráfico e roubo”, informou o delegado Renato de Almeida Barros.

Todos os vereadores presentes na reunião afirmaram estar empenhados para solucionar os problemas de criminalidade que vêm sendo registrados na cidade e que estão buscando e apontado diretrizes a serem aplicadas em prol da segurança do município junto ao prefeito Gian Lopes.

O secretário de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol, apresentou as ações planejadas pela administração municipal para ampliar a sensação de segurança do cidadão. “Vamos formar parcerias com a sociedade civil organizada e com os órgãos de segurança estaduais; efetivar a Atividade Delegada; implantar um serviço para facilitar o registro do B.O. Eletrônico; ampliar os meios de policiamento e fiscalização; entre outros pontos voltados as necessidades do município com relação à Segurança”, comentou.

Membros de associações de bairro falaram sobre as necessidades que encontram em suas respectivas regiões e pediram que a segurança fosse reforçada principalmente nas entradas da cidade e nas divisas com outros municípios.

POÁ + SEGURA

Ações
Nos próximos meses a cidade contará com novos dispositivos para o combate da criminalidade e para o aumento da segurança. Entre as medidas que serão colocadas em prática está o início da Atividade Delegada, convocação de novos Guardas Civis Municipais (GCMs), implantação do Centro de Segurança Integrada (CSI) e instalação de barreiras eletrônicas (para aumentar o monitoramento por câmeras na cidade).

A primeira ação que já deve entrar em prática é a Atividade Delegada. Essa parceria com a PM estava parada desde junho de 2016 e foi retomada logo quando a nova administração assumiu. O convênio permitirá a utilização dos policiais militares, em dias de folga, possibilitando mais segurança para população e contribuindo para a redução dos índices de criminalidade.

Além disso, o secretário de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol, também está acelerando a convocação dos aprovados no concurso para GCM. “Estamos na parte de investigação social e terminando este processo ainda tem a preparação destes profissionais, por pelo menos seis meses, porém, será um reforço importante no nosso trabalho visando a melhoria da questão da segurança na nossa cidade”, comentou.

Foto: Julien Pereira/Secom Poá