Saúde implanta sistema de informatização de farmácias

Esta é mais uma ação que a administração municipal realiza visando à humanização da saúde

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu treinamento com funcionários e farmacêuticos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A capacitação é para a implantação do sistema de informatização para a dispensação de medicamentos controlados, que será instalado em todos os equipamentos da saúde.

Segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Jaqueline Suriani, com a informatização a Secretaria de Saúde terá um maior controle já que será possível verificar quando o paciente fez a última retirada de medicamentos e quantidade disponibilizada ao solicitante, se é morador de Poá, entre outros itens que garantirão um maior gerenciamento.

O sistema que está sendo implantado pela Consultoria em Administração Municipal (Conam) será iniciado na UBS Dr. Cypriano Mônaco, no Jardim Nova Poá, e posteriormente será estendido às demais unidades. Para o secretário-adjunto da Saúde, Almir Tavares, esta é mais uma ação que a administração municipal realiza visando à humanização da saúde. “Com a informatização do setor haverá maior agilidade no atendimento”, explicou.

Trabalho na Saúde

Poá tem registrado grandes avanços na Saúde. A nova gestão conseguiu zerar a fila de exames da mamografia, diminuiu a fila de espera para realização dos exames de ultrassonografia em 50% e aumentou o atendimento na Neurologia.

Há alguns dias, o prefeito já havia entregado dois novos serviços no Hospital Municipal Guido Guida: a sala de ultrassonografia e uma Brinquedoteca. Em abril, a unidade de saúde também voltou a oferecer exames de raio-x, após ficar meses com o aparelho quebrado, devido a débitos deixamos pela antiga gestão.

Preocupada com a segurança e com o bom atendimento à população, a Prefeitura de Poá, por meio das secretarias de Saúde e de Segurança, implantou sistema de monitoramento com 24 câmeras nas seis Unidades de Saúde Família (USF) do município, localizadas nos bairros do Jardim Julieta, Vila Júlia, Vila Varela, Jardim São José e Jardim Ivonete.

E em fevereiro, a Secretaria de Saúde implantou pesquisa de satisfação nas USFs. Agora, o paciente que procura por atendimento pode avaliar diversos quesitos, criticar e apresentar sugestões. Os dados são registrados em totens eletrônicos e informações com a avaliação são enviadas diretamente para o gabinete do prefeito e para Secretaria de Saúde.

Foto:
Flávio Aquino/Secom Poá