Saúde melhora acompanhamento e atendimento de 7.903 famílias

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), entregou na manhã de hoje (7) smartphones para as agentes comunitárias do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os aparelhos são de simples operação e substituirão todas as fichas impressas. O objetivo com a medida é ter um maior controle de informações de 7.903 famílias cadastradas, aumentar a produtividade, dar agilidade nas visitas domiciliares, além de melhorar a qualidade do atendimento de aproximadamente 37 mil pessoas.

Segundo o diretor técnico da Secretaria de Saúde, Walter Gilberto Guinger, os smartphones estarão conectados ao SIAB Fácil, um sistema de gerenciamento de informações da Estratégia de Saúde da Família, em que os dados coletados pelas agentes comunitárias são sincronizados com um banco de dados, permitindo atualizar e monitorar as famílias acompanhadas. “É um marco para cidade. Algo extraordinário. Certamente uma medida que colocará Poá como referência. Essa nova era de inovação e tecnologia permitirá à Secretaria de Saúde entrar com ações estratégicas, sempre visando a melhoria no atendimento à população”, comentou.

Os aparelhos foram entregues para as agentes comunitárias das unidades de ESF Filomena Rosiela Guido (Madre Ângela e Jardim São José), Nelson Pozzani Filho (Vilas Varela e Lúcia), Água Vermelha – Jardim Emília (Jardim Emília), Sebastião Arrecignelli (Jardim Julieta), Doutor Murilo Mendes Soares (Vila Júlia). Nos próximos dias os profissionais da unidade Edvaldo Lupettis (Cidade Kemel) também serão contemplados.

O secretário-adjunto de Saúde, Almir Tavares, reforçou que a atenção básica merece um olhar especial. “É na Estratégia Saúde da Família que começa tudo. O contato direto do agente comunitário com as famílias contribui para um melhor serviço, além de contribuir para a prevenção de doenças e evitar um gasto maior para o município”, afirma. “Fazer que o munícipe poaense tenha satisfação quanto ao atendimento é o grande objetivo. Queremos um trabalho de excelência, humanizado e transparente”, completou.

Trabalho na Saúde
Poá tem registrado grandes avanços na Saúde. A nova gestão conseguiu zerar a fila de exames da mamografia, diminuiu a fila de espera para realização dos exames de ultrassonografia e aumentou o atendimento na Neurologia.

Recentemente também promoveu o 1º Megamutirão da Saúde de Poá, quando registrou 4.001 atendimentos. Foram oferecidas consultas médicas nas áreas de ginecologia, pediatria e clínica geral, além de atendimentos odontológicos e exames de ultrassom transvaginal e de mama.

A Secretaria de Saúde ainda ofereceu treinamento a funcionários e farmacêuticos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A capacitação foi para a implantação do sistema de informatização para a dispensação de medicamentos controlados, que será instalado em todos os equipamentos da saúde.

Há alguns dias, o prefeito Gian Lopes já havia entregado dois novos serviços no Hospital Municipal Guido Guida: a sala de ultrassonografia e uma Brinquedoteca. Em abril, a unidade de saúde também voltou a oferecer exames de raio-x, após ficar meses com o aparelho quebrado, devido a débitos deixamos pela antiga gestão.

Preocupada com a segurança e com o bom atendimento à população, a Prefeitura de Poá, por meio das secretarias de Saúde e de Segurança, implantou sistema de monitoramento com 24 câmeras nas seis Unidades de Saúde Família do município.

E em fevereiro, a Secretaria de Saúde implantou pesquisa de satisfação nas ESFs. Agora, o paciente que procura por atendimento pode avaliar diversos quesitos, criticar e apresentar sugestões. Os dados são registrados em totens eletrônicos e informações com a avaliação são enviadas diretamente para o gabinete do prefeito e para Secretaria de Saúde.