Secretaria de Segurança cria grupo no Whatsapp para combate ao crime

A Secretaria de Segurança Urbana de Poá reuniu líderes de bairros e criou um grupo no aplicativo WhatsApp, chamado Poá+Segura. O objetivo da ação é aumentar o monitoramento da cidade, no entanto o trabalho será realizado em parceria com a população.

“Temos na cidade diversos grupos de WhatsApp que têm a questão da segurança como objetivo principal. O que fizemos foi selecionar os líderes desses grupos para um trabalho mais próximo. Ou seja, esse líder vai monitorar o grupo da sua comunidade e avisar a gente pelo Poá+Segura em caso de qualquer anormalidade”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Nobuo Aoki Xiol.

Ainda segundo o secretário, os interessados em participar da ação podem procurar a Secretaria de Segurança Urbana. “É um trabalho conjunto com a comunidade. É um instrumento poderoso de comunicação que estamos iniciando, que ajudará tanto a Secretaria de Segurança quanto a população. Aqui na nossa central de monitoramento temos diversos casos registrados exatamente que contaram com a contribuição e informações das pessoas”, acrescentou Xiol.

Novo instrumento
De acordo com Xiol, o grupo de WhatsApp chamado Poá+Segura também será um novo instrumento para ajudar a identificar e prender assaltantes, pois as fotos, vídeos e descrições detalhadas poderão ser informadas e posteriormente serão repassadas para as polícias Militar e Civil.

“É uma iniciativa que chega para somar. Temos a Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá que está realizando operações de combate à criminalidade em diversos bairros da cidade; a Prefeitura de Poá também deu início ao atendimento de Delegacia Eletrônica em dois locais; teremos em breve o início da Atividade Delegada; a convocação de novos GCMs; implantação do Centro de Segurança Integrada (CSI); instalação de barreiras eletrônicas; entre outros”, reforçou o secretário.

Foto: Julien Pereira/Secom Poá